terça-feira, 28 de junho de 2016

Ararinha-azul, considerada extinta na natureza, é avistada na Bahia

BRUNO CALIXTO
24/06/2016 - 15h38 - Atualizado 24/06/2016 16h28
Revista Época – blog do planeta


A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), uma das espécies mais raras do Brasil (Foto: SAVE Brasil)

Uma boa notícia para os amantes dos pássaros. A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), uma das espécies mais raras do Brasil, foi avistada no último sábado (18) em Curaçá, Bahia. (Confira o vídeo no final da matéria.)

A ararinha-azul é classificada como extinta na natureza. Ela não é vista voando livremente no meio ambiente desde o ano 2000. Há, hoje, pouco mais de 100 indíviduos em cativeiro. Pesquisadores e biólogos estão cuidando desses indivíduos para, no futuro, reintroduzir a espécie na natureza. Um desses projetos prepara a comunidade local de Curaçá, onde fica o hábitat da ararinha, para que os moradores cuidem dos pássaros reintroduzidos. Foi justamente essa comunidade que registrou a ararinha.

Primeiro, a ararinha-azul foi avistada pelo agricultor Nauto Oliveira no sábado. Ele avisou a família e, no domingo de manhã, sua mulher, Lourdes Oliveira, e filha, Damillys Oliveira, foram ao local fazer o registro. O vídeo da ararinha voando foi feito por Damillys, de 16 anos, usando um celular. Eles enviaram as imagens para o diretor da SAVE Brasil, Pedro Develey, que confirmou que era uma ararinha-azul graças ao som feito pelo pássaro.

Ao Blog do Planeta, Develey disse que o aparecimento dessa ararinha é um mistério. “Nós temos quase 100% de certeza de que ela estava em cativeiro. Agora, o que aconteceu é um mistério. Ela fugiu? Alguém a soltou? Quem manteria um animal como esse preso, em segredo, por tanto tempo?” Segundo ele, recentemente o Ibama fez uma operação de fiscalização na região para apreender gaiolas e libertar pássaros. A operação pode ter feito com que o “dono” da ararinha decidisse soltar o animal.

O vídeo foi recebido com entusiasmo pela comunidade local e pelos ambientalistas. As imagens mostram a ararinha voando sem dificuldades, e os relatos dos moradores revelam que ela tem condições de sobreviver. Ainda assim, os pesquisadores decidiram fazer uma expedição para a região neste fim de semana (25) para tentar entender melhor o mistério.


Para Pedro Develey, o caso mostra que sempre devemos ter esperanças na luta pela proteção de nossa biodiversidade. Além disso, mostra a importância de trabalhar com moradores e comunidade local. “Uma comunidade engajada ajuda a proteger a ararinha e ao mesmo tempo afasta os traficantes de animais”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário